Notícias

Gestão de dados na indústria avícola é tema de Webinar realizado pela Ceva

Publicado em: 30 Maio 2021

Evento debateu ferramentas de lucratividade no setor

Organizado pela Ceva Saúde Animal, o Webinar “Gestão de Dados na Indústria Avícola” promoveu discussões sobre as ferramentas de lucratividade. Realizado na última quarta-feira, 06, o evento online contou com palestrantes renomados que trouxeram orientações de como usar dados para gestão de crises e informações sanitárias como ferramentas de lucratividade, além de dicas a fim de auxiliar os participantes a tomar decisões baseadas em dados sólidos.


O evento assistido por cerca de 145 representantes das áreas de produção de frango de corte, sanidade e de planejamento, teve o objetivo de levar informações aos clientes de pequenas, médias e grandes empresas. Com a intenção de apresentar o diferencial da gestão de dados no setor, as três palestras destinadas a sanar dúvidas e compartilhar experiências da aplicação prática na área, também, discutiram a contribuição das ferramentas de gestão de dados na avicultura no cenário atual.


Moderado por Luis Sesti, responsável pelos serviços veterinários na América Latina da Ceva Aves, o Webinar partilhou os conhecimento de Thomas Lewiner, professor nas áreas de pesquisa em matemática e informação e chief data officer na Ceva França , Jorge Luis Chacón, gerente de serviços veterinários na Ceva Brasil, e Jônatas Wolf, gerente executivo de agropecuária, saúde animal e genética da Seara.


Lewiner apresentou o uso de dados para gestão efetiva de crises e destacou em três níveis, digitalização, monitoramento e decisão, a maneira correta de empresas com muito ou pouco recurso efetuarem a análise de dados. Ele, ainda, salientou os cuidados que os produtores devem ter. “Crises nos forçam a usar dados do mundo digital de uma forma bem mais acentuada, porém não qualquer dado ou projeto de dados”, afirmou.


O tema gestão dos dados sanitários como ferramenta de lucratividade foi explorado por Chacón. O médico veterinário destacou a importância do acompanhamento das informações durante uma avaliação do controle da Doença de Gumboro e os impactos no rendimento da produção. “Reforço que devemos gerar dados ou, já que muitos existem, apenas procurar para fazer a análises e interpretações corretas. Assim, podemos relacionar os dados sanitários com a produtividade e ajudar a empresa a tomar as melhores decisões”, disse Chacón.


Wolf apontou as escolhas fundamentadas em informações sólidas como base para o sucesso. O gerente executivo indicou que toda organização é um sistema de decisões e os membros estão continuamente tomando alguma decisão. Ele também lembrou que é importante identificar os fluxos informacionais e documentais das organizações, além de disseminar o acesso e o uso das informações sistematizando-as e, por fim, manter a preservação e a conservação dos dados.


Ao término do Webinar, foi aberta a rodada de perguntas para o público. Os inscritos no evento expressaram suas dúvidas durante os debates e, ao final, Sesti selecionou algumas para os palestrantes responderem. As questões abordaram a importância de preparar bons profissionais para a gestão de dados, dicas de ferramentas, programas de monitoramento epidemiológico, entre outras. O Webinar está disponível na integra no vídeo abaixo.

Veja Também

Veja Todos
Notícias
5º Fórum de Abatedouros
Veja Mais
Notícias
Diferentes Tipos de Vacinas de Gumboro
Veja Mais
Notícias
Painel Ceva de Inovação
Veja Mais
Notícias
Doença de Marek: Ceva lança vacina que fortalece o portfólio contra a enfermidade
Veja Mais